Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A história do computador! Parte 02

=)

Olá pessoal ! ! !  

Então, vamos dar continuidade a história do computador? Na primeira parte comentei um pouco sobre como peças mecânicas, serviram como um propulsor para nossos computadores ultra modernos que temos hoje em dia! Caso você esteja pegando o bonde andando CLIQUE AQUI, e confira a matéria.

Bom até o ultimo momento eu havia mencionado que o exército Alemão havia rejeitado o Z - 1, que era até então o primeiro computador da história, mas que não veio a ficar popular pelo fato que ainda não se tinha ideia de como usar aquela máquina enorme e cara no meio de uma guerra.

Mas ao contrário dos Estados Unidos, eles viam possibilidades que podiam ajudar durante a 2º guerra mundial, eles precisavam codificar e decodificar informações ultra secretas de forma rápida, segura e eficaz. Vendo desta forma, o exército americano investia em novos estudos para o desenvolvimento de novos computadores que fossem mais eficientes, como o Mark I que era na verdade um projeto de universidade, e de toda forma, não era muito eficiente, demorava para poder executar algumas operações, e mais uma coisa, ele era eletromecânico, diferente do que foi fabricado pelo próprio exército que já era digital eletrônico e tinha o nome de ENIAC ( computador integrador numérico  eletrônico), seu desenvolvimento foi iniciado em 1943, más sós se tornou totalmente operacional após o término da guerra, estamos falando de um trambolho que usava 17 480 válvulas termiônicas de 160kW de potência, que servia para estabilizar a corrente elétrica, a conta de energia devia ser enorme, e meu pai ainda reclama quando meu notebook fica ligado fazendo download pesava mais de 4 toneladas, não tinha sistema operacional e tinha cerca de 30 metros de comprimento, era necessário colocar-lo em formato de U para que as pessoas pudessem operar-los em um mesmo local, e acredite, seu funcionamento era parecido com essas calculadoras de feira que você comprar 5 reais, pelo menos ela tinha a capacidade de executar cerca de 5 000 somas por segundo. Imagina só você levando um trambolho desse pra escola ou faculdade pra poder responder a sua prova? Acho que prefiro voltar a Pascalina, hahahahahaha!




Em meados de 1950 as válvulas foram substituídas por transistores em novos projetos, o que fez o tamanho diminuir consideravelmente, em todo caso ainda eram máquinas caras e muito pesadas, mas em 1951 já começava a surgir máquinas que tinha a possibilidade de ser comercializada, isso para grandes empresas pois o custo de fabricação ainda era muito elevado, não podia ser qualquer pessoa a utilizar esses computadores, era necessária uma grande preparação e cuidados, estamos falando da UNIVAC I, foram fabricados cerca de 46 máquinas baseadas no primeiro modelo de lançamento, onde o primeiro computador brasileiro foi um UNIVAC comprado pelo IBGE, era programado quando se utilizava as suas chaves em sequências diversas, suas informação eram mostradas em fitas metálicas, pesava cerca de 13 toneladas, tinha 5.200 válvulas. Foi um progresso no mundo da informática, tal projeto possibilitava um maior controle no gerenciamento de atividades, sem falar que saiu da ideia que deveria ser usada para guerra, para ser usado comercialmente.

Bom pessoal, por hoje é só, até agora vimos um grande avanço das invenções até chegar na possibilidade de novos computadores, agora estamos indo em direção aos computadores pessoais, que pretendo abordar na terceira parte, então espero que tenham gostado e até mais!

\o