Páginas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A história do computador! Parte 01

Olá pessoal ! ! !

Desculpa a demora, mas andei meio sem tempo pra escrever no blogue, mas aqui estou pronta para compartilhar mais conhecimento com vocês! Ok, decidi desta vez falar um pouco sobre a historia do computador, ou pelo menos o que conhecemos sobre ele, dizem que a criação do computador também está ligado a teorias da conspiração, não posso afirmar se é verdade, mas que é curioso, temos que admitir, é!

Em todo caso, o que seria um computador na teoria? Bom, é uma maquina que trabalha com números variáveis de unidades especializadas onde um programa efetua complexas operações de aritmética e lógica, buscando uma finalidade administrativa, estatístico ou também para processamento de dados e etc.

Então não se surpreenda se eu falar que a base para os computadores foi um simples Ábaco, que nada mais era que um instrumento feito de argila e sementes, com pequenas escritas, que serviam para contar coisas em que os dedos já não eram mais suficientes!

E você que é preguiçoso com cálculos matemáticos e não vive sem uma calculadora na hora de fazer as provas, e chora quando o professor não permite usar! Apresento-lhes a Pascalina, a primeira calculadora automatizada!

Criação de Blaise Pascal - 1642


Não sei vocês, mas acho que eu ia eu preferir fazer os cálculos nos dedos a ter que usar isso ai, até agora não entendi direito como funciona isso, adoraria ver uma em funcionamento para descobrir como a mecânica dela funciona! Pelo que entendi, quando você queria somar girava a engrenagem para a direita, quando queria subtrair era só gira a engrenagem para a esquerda, quando queria dividir ou multiplicar você executava o processo várias vezes. O resultado era dado nas engrenagens anteriores. Quem inventou a Pascalina foi Blaise Pascal, pois a ideia era auxiliar seu pai que era contador e precisa de ajuda para cálculos mais complicados.

Um dos problemas da Pascalina era que ela só podia executar cálculos de multiplicação e divisão quando se somava ou subtraia várias vezes, até que na Alemanha o Sr. Gottfied Leibnitz, criou a máquina Leibniz, onde era capaz de executar às 4 principais operações sem precisar repetir sequencialmente a soma e a subtração. Sua mecânica era bem mais complexa do que a Pascalina.


Criação de Gottfied Leibnitz - 1694


Outra invenção que também auxiliou, no avanço dos computadores, foi o primeiro Tear Mecânico, eles utilizavam cartões furados, para que a máquina de Tear pudesse fazer seu trabalho sozinha, sincronizado por uma ordem já pré estabelecida nos cartões. Joseph Jacquard, era filho de tecelões e trabalhava em produções têxteis, ele observou que a fabricação de um tecido era um trabalho monótono e cansativo, e que os pontos das linhas sempre seguiam um mesmo padrão, então foi dai que surgiu a ideia.


Joseph Jacquard - 1801


Então veio a máquina diferencial, era uma calculadora muito mais complexa capaz de resolver equações bem mais avançadas, e que utilizava os cartões de Jacquard. Essa máquina foi uma criação de Charles Babbage, conhecido como o pai da computação. Foi uma época em que máquinas automatizadas estavam sendo um grande avanço na ciência, invenções como essa, eram incentivadas cada vez mais. A partir dela veio a máquina analítica, onde ela podia receber dados, processar e exibir nos cartões com resultados mais exatos, isso tudo com a ajuda de Ada Lovelace a primeira programadora da história, grande matemática ela foi a responsável pela criação do algoritmo que executava as funções, pois embora Charles Babbage tivesse trabalhado na máquina, ele não sabia como programar os cartões.


Criação de Charles Babbage


Uffa, é claro que a história está repleta de outras máquinas que fizeram parte da historia do computador, mas estas foram as propulsoras, como podemos conhecer no primeiro computador oficial, conhecido como Z -1 mas inicialmente nomeado de V -1 e foi criado por Konrad Zuse, mas sua invenção foi desprezada pelo exército Alemão, pois até então não se conseguia imaginar uma utilidade para isso em 1936 durante a segunda guerra mundial. Esta máquina possuía 22 bits, usava um motor para poder gerar um Clock  automatizado que servia para sincronizar um ou mais circuitos de mais ou menos 1 Hertz, era a primeira maquina programável do mundo, e usava sistema de numeração de base 2.


Konrad Zuse - 1936

Eu sei, existem aparelhos mais simples que possuem uma capacidade de processamento muito maior do que o próprio Z - 1, nem estou comparado com os celulares de hoje em dia, seria até sacanagem fazer isso sei lá poderia ser talvez os relógios! No nosso pensamento isso era nada mais que enormes calculadoras inúteis. Mas estamos falando de um tempo em que quase tudo era manual, e que mesmo assim como podemos avaliar o Z - 1 é uma mistura de todos esses inventos mencionados até agora! Para chegar aos computadores que temos hoje foi um longo caminho, e nem se imaginava na possibilidade termos computadores pessoais, mas isso já é uma outra história!

Por isso claro que a história continua, em breve estarei postando a continuação, não quero criar um texto cansativo e repetitivo, então até a próxima!

\o