Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Eletricidade Básica - parte 02

Olá pessoal ! ! !

Como prometido aqui estou novamente, trago para vocês a continuação de Eletricidade Básica. Bom, na parte 01 falei um pouco sobre a história da eletricidade que foi mais um resumão, se você não conferiu ainda, então clique AQUI, prosseguindo, na parte 02 pretendo explicar um pouco como os átomos são usados para a conversão de eletricidade. 

Cargas elétricas

Deixa eu só falar uma coisa, espero que você tenha alguma noção de química para poder entender o que eu vou falar, hahahahahaha! Bom, como funciona a eletrização? A matéria é composta por pequenas partículas denominada de átomo! Um átomo possui a seguinte estrutura, elétrons que são cargas negativas e prótons que são cargas positivas. Até ai tudo bem, mas o que isso tem haver com eletricidade? Calma que vamos chegar lá.
Quando um átomo possui quantidades iguais de elétrons e prótons, o chamamos de átomo Estável ou Nêutron. Mas alguns átomos são capazes de ceder elétrons e outros de receber elétrons, fazendo adquirir cargas elétricas ao transferir cargas de um corpo para outro, quando isso acontece o átomo passa a ser instável. Então classificamos da seguinte forma:

  • Quando perde um elétron, o corpo fica positivamente eletrizado.
  • Quando ganha um elétron, o corpo fica negativamente eletrizado.
Simples não! Então vamos continuar mais um pouco!

Um próton possui massa de 1840 vezes maior que a de um elétron, ou seja, um elétron é tão pequeno que quando comprado ao próton, não se conseguia imaginar como ele poderia se sustentar em orbita ao redor do núcleo, pois a atração gravitacional é quase desprezível. Então como se faz para manter o elétron em orbita ao redor do núcleo? Existe outra força centrípeta muito intensa que o mantém em órbita chamada de força elétrica, que permite o próton e o elétron possuir cargas elétricas.

As cargas elétricas exercem uma força que é chamada de campo eletrostático, que envolve o corpo carregado. Quando um corpo é colocado com um outro corpo com pólos de cargas  idênticas, as linhas de força fazem com que os corpos se repilam mutuamente. Mas, quando um corpo é colocado com outro corpo que possuem as cargas contrarias, eles se atraem, é mais ou menos assim que os Imãs funcionam, mas isso por hora é outra historia. Quando isso acontece, a carga elétrica realiza um trabalho deslocando uma carga por atração ou repulsão, o nome disso é Potencial. A diferença de potencial é o espaço de diferença de dois terminais, sua unidade é representada por V (volt). Depois de termos entendido tudo isso, vem a explicação de corrente, que é o que flui por dentro dos fios que você usa para conectar seus eletrodomésticos e fazê-los funcionar.

Para produzir corrente, os elétrons se deslocam através da ideia de diferença de potencial, que é representada pela letra I. A unidade usada para a medição do deslocamento de corrente é o Ampére (A)

A equação utilizada para a medição da corrente é a seguinte:


  • I : corrente, A
  • Q : carga, C
  • T : tempo, s

Dependendo da avaliação da situação ou como achar melhor, esta fórmula também pode ser usada:



Bom pessoal, isso é um resumão de como os átomos trabalham, mais uma vez espero que tenham gostado e pretendo continuar com assunto, então até a próxima pessoal!

Até mais ! ! !

\o