Páginas

sábado, 4 de janeiro de 2014

Hackers, criminosos ou não?

Olá pessoal,

Como estudante de segurança da informação acredito que este tema inicial seja bem sugestivo, Hackers são criminosos ou não?

Muito se vê em jornais, "um grupo de hackers invadiu tal site fazendo ficar fora do ar por algum tempo" ou " está se investigando o ataque de hackers a um banco em que foram desviados não sei quanto em dinheiro". Bom, diante do que vemos e ouvimos das mídias jornalísticas é que, hackers são criminosos cibernéticos que passam o dia inteiro sentados diante de um computador cometendo crimes virtuais.

Mas não se desespere, essa ideia vem amadurecendo e com o registro de tantos fatos, o conhecimento sobre hackers está mudando onde não responsáveis por tudo que não presta na internet, culpar os hackers por todo o tipo de atividade maliciosa na rede virou um vicio, mas não é bem assim que funciona. Então porque não conhecemos os tipos de classificações dos hackers primeiro antes de sair xingando ou elogiando nossos amigos.


  • Hackers: São pessoas que trabalham para descobrir falhas na rede e problemas em sites, é uma espécie de "cientistas cibernéticos", eles também auxiliam na investigação de verdadeiros criminosos virtuais. As técnicas utilizadas por hackers são usadas para protestarem ao seu modo, afinal, uma das ideias dos hackers é que eles não trabalham para seu beneficio próprio, e sim, para auxiliar as pessoas que podem ser expostas ou oprimidas, esses atos acabam desagradando aqueles que sofrem o ataque.
  • Crackers: Os verdadeiros vilões da história cometem diversos crimes com finalidades de se beneficiar, arrancando informações pessoais de terceiros para depois coagi-las a pagar uma espécie de resgate pelas informações, este é só um dos vários exemplos de crimes usados pelos crackers. Se você quer xingar alguém que detonou seu computador, não se esqueça, são crackers.
  • Script Kiddies: Usam scripts prontos que podem ser encontrados muito facilmente na internet, é só abrir o Google e pesquisar, geralmente estão em fase de aprendizagem e tentam entender como as coisas funcionam antes de seguir em frente sozinhos, por isso possuem um bom conhecimento da área. Eles costumam atuar juntos aos crackers.
  • Lamer: Não chegam a ser perigosos, ostentam o título de invasor através de ameaças, e utilizam programas que fazem todo o trabalho sujo por eles, são meros usuários nobs, mas que para alguns podem dar um trabalhinho, porquê são chatos.
  • Phreaker: Se especializam na área de telefonia, usam hardware, software até engenharia social, tudo para utilizar o telefone de graça, ou fazer brincadeiras sem graça, em fim, vale lembrar que  isto é crime, então cuidado com o que você anda fazendo no telefone.
  • Carder: Podem não ser muito inteligentes, mas na hora de roubar usando cartões de crédito são verdadeiros especialistas, se utilizam de diversos tipos de golpes, roubam senhas, clonam cartões, criam contas falsas e etc. Com estas pessoas é sempre bom ter mais cuidado com o seu dinheiro de plástico, nunca se sabe onde eles vão atacar.
Mas como surgiram os Hackers? Para explicar a história gosto de usar este vídeo, claro que é um pouco desatualizado, mas a historia é verdadeira e nele encontramos a historia dos primeiro hackers, que inspiram muitas pessoas.





Gostaria de ressaltar a historia de Kevin D. Mitnick, o homem que foi caçado pelo FBI estando na lista dos mais procurados do mundo, este homem deu trabalho, cometeu diversos crimes virtuais, foi preso, hoje em dia trabalha como analista de segurança.


Ele também foi o responsável por aprimorar a ideia da engenharia social: 

"Um engenheiro social vive da sua capacidade de manipular as pessoas para que elas façam coisas que o ajudem a atingir o seu objetivo, mas o sucesso quase sempre requer uma grande dose de conhecimento e habilidade com os sistemas de computador e telefonia." ( Mitnick - A arte de enganar)
É sem duvida um dos maiores hackers da historia, enquanto fugia da policia criava identidades falsas conseguia viajar para o exterior violando a condicional, escreveu livros muito interessantes, onde neles, Kevin, descreve suas experiências e explica como o fator humano pode ser decisivo na hora de criar um ataque cibernético.

O tema Hacker é sem sombra de dúvida muito amplo, onde não se pode descartar a existência deles, são uteis para um mundo em que quase tudo é digitalizado, talvez não sejam criminosos e nem de perto podem ser comparados aos crackers, agora obviamente que para quem recebe algum tipo de ataque independente de que categoria eles forem, será um verdadeiro incomodo, talvez não só as atitudes possa influenciar na categoria, mas também para os diferentes tipos de visões sobre o assunto (quando não se é mais um leigo, CLARO). Se for para expor minha própria opinião, não consigo ver hackers como criminoso, se algo aconteceu é porquê existem falhas que precisam ser corrigidas, antes que os verdadeiros criminosos Crackers entre em ação.


Bom pessoal, por hoje é só, mas em breve estarei postando novos conteúdos, espero que tenham gostado, aos poucos iremos nos aprofundando em novos temas. Até mais!

\o