Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Eletricidade Básica - parte 01

Olá caros leitores,

Sei que demorei a fazer uma nova postagem, pois estava tentando sair um pouco da área de segurança da informação para ir um pouco para a área de elétrica e fiquei durante este tempo imaginando como eu escreveria um bom conteúdo, sem cometer garfes, pois só estou no primeiro período de mecatrônica, então meu conhecimento ainda é básico. Mas não se preocupe, eu pesquisei direitinho, e vi esse conteúdo por longos meses, meu professor de elétrica praticamente atirou um livre de 639 páginas na minha cabeça, hahahahaha.

Voltando ao assunto, 

A história da eletricidade!

A eletricidade sempre existiu, como por exemplo, os raios que nada mais são que descargas elétricas de grande intensidade, que quando diminui a resistência do ar não é bem esse nome usado cientificamente na área da meteorologia, o nome certo seria rigidez dielétrica, mas para que vocês possam entender melhor, achei este termo mais prático onde de toda forma é usado na área da eletricidade, as cargas elétricas fluem da nuvem para o solo que também pode acontecer do solo para a nuvem, mas isto já é uma outra história. Os primeiros estudos sobre eletricidade deve ser atribuído ao grego Tales de Mileto, no século VI a.C., ele descobriu  que uma resina sólida feita de um fóssil de árvores chamada Élektron, quando friccionada em um pedaço de lã, conseguia atrair corpos pequenos e leves fazendo grudar na resina. Èlektron em grego significa âmbar e era a matéria usada para os estudos da eletricidade daquele tempo, e foi da onde surgiu o nome "eletricidade".





Por um tempo os estudo ficaram estacionados, não posso comprovar tal ato, talvez tenha havido outros estudos durante este tempo, mas que não foram divulgados por isso não posso garantir, mas durante minhas pesquisas, livros e internet, foi o que me garantiram, mas no século XVI, um médico chamado William Gilbert, observou em suas pesquisas que não só o âmbar em formato sólido, mas também, outras substâncias podiam se eletrizar quando eram atritadas, com essa ideia ele criou o Pêndulo Elétrico que servia para medir se um corpo estava ou não eletrizado. Este aparelho foi a base para estudos mais profundos sobre a eletricidade.

Em 1730 Otto Von Guericke, iniciou os estudos sobre a repulsão de cargas elétricas, mas quem deu continuidade foi Charles Du Fay que desenvolveu novas pesquisas em que pode demonstrar através de experiências como funcionava a força elétrica atrativa e repulsiva. No Século XVIII, Benjamin Franklin, descobriu que quando um corpo é atritado o que acontece é a transferência de eletricidade de um corpo para o outro, que foi nomeada a eletricidade vítrea de positiva e negativa a eletricidade resinosa.

Johann Carl Fredrich Gauss, um grande cientista desenvolveu várias pesquisas, dentre elas umas das mais importantes para o campo da eletricidade foi sobre, noções de campos elétricos, potencial elétrico e capacitância, através de formulas de Gauss de Laplace e de Poisson.

Com a descoberta da pilha em 1800 por Alexandre Volta que estava dando continuidade a pesquisas de Luigi Galvani, descobriu grandezas como resistência elétrica e corrente elétrica. Grandezas estas que se tornaram necessário a medição para a evolução dos estudos, em que atraiu a atenção de Âmpere, Ohm, Pouillet, Joule, Faraday e Kirchhoff.


Alexandre Volta e sua primeira pilha

Michael Faraday, desenvolveu pesquisas onde ele pode confirmar que existe uma ligação entre o magnetismo e a eletricidade, através de estudos iniciados por um Físico chamado Hans Christian Oersted, onde Hans percebeu em que uma bussola poderia ter sua agulha influenciada por um fio em que conduzia eletricidade. Esses estudos acabaram influenciando também outros pesquisadores como: Lorentz, Biot, Savart, Ampére, Joseph Henry, Edwin Hall e Lenz. Graças a todas estas pesquisas e dedicação de estudos, temos motores, energia elétrica em nossas casas, aparelhos elétricos e etc.

Isto é só um resumo de toda a história da eletricidade, e com tantos pesquisadores mencionados acabaram ficando outros nomes de fora, eu sei a vida é injusta, mas não me culpem, além de varias pessoas não serem divulgadas para o mundo, a historia da eletricidade menciona alguns desses nomes como os principais, eu ainda tentei mencionar outros que vão além do básico bom, mesmo a história da eletricidade sendo tão longa, acreditem, não avançamos como deveria, houveram anos de trevas em que o assunto não foi nem mencionado. Mas que seja, se você estiver interessado, tem um espaço enorme para devolver novas ideias e fazer parte da história como estes homens, ou não, hahahahaha.


Bom, é isso pessoal, claro que vou continuar a matéria sobre eletricidade básica, por isso não perca, semana que vem tem mais! Espero que tenha gostado pois minha mesa e minha cama estão cheias de livros de física e de elétrica e me deu bastante trabalho, mas foi feito tudo com muito carinho e amor, até mais pessoal!!!


\o