Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A história do computador! Parte 02

=)

Olá pessoal ! ! !  

Então, vamos dar continuidade a história do computador? Na primeira parte comentei um pouco sobre como peças mecânicas, serviram como um propulsor para nossos computadores ultra modernos que temos hoje em dia! Caso você esteja pegando o bonde andando CLIQUE AQUI, e confira a matéria.

Bom até o ultimo momento eu havia mencionado que o exército Alemão havia rejeitado o Z - 1, que era até então o primeiro computador da história, mas que não veio a ficar popular pelo fato que ainda não se tinha ideia de como usar aquela máquina enorme e cara no meio de uma guerra.

Mas ao contrário dos Estados Unidos, eles viam possibilidades que podiam ajudar durante a 2º guerra mundial, eles precisavam codificar e decodificar informações ultra secretas de forma rápida, segura e eficaz. Vendo desta forma, o exército americano investia em novos estudos para o desenvolvimento de novos computadores que fossem mais eficientes, como o Mark I que era na verdade um projeto de universidade, e de toda forma, não era muito eficiente, demorava para poder executar algumas operações, e mais uma coisa, ele era eletromecânico, diferente do que foi fabricado pelo próprio exército que já era digital eletrônico e tinha o nome de ENIAC ( computador integrador numérico  eletrônico), seu desenvolvimento foi iniciado em 1943, más sós se tornou totalmente operacional após o término da guerra, estamos falando de um trambolho que usava 17 480 válvulas termiônicas de 160kW de potência, que servia para estabilizar a corrente elétrica, a conta de energia devia ser enorme, e meu pai ainda reclama quando meu notebook fica ligado fazendo download pesava mais de 4 toneladas, não tinha sistema operacional e tinha cerca de 30 metros de comprimento, era necessário colocar-lo em formato de U para que as pessoas pudessem operar-los em um mesmo local, e acredite, seu funcionamento era parecido com essas calculadoras de feira que você comprar 5 reais, pelo menos ela tinha a capacidade de executar cerca de 5 000 somas por segundo. Imagina só você levando um trambolho desse pra escola ou faculdade pra poder responder a sua prova? Acho que prefiro voltar a Pascalina, hahahahahaha!




Em meados de 1950 as válvulas foram substituídas por transistores em novos projetos, o que fez o tamanho diminuir consideravelmente, em todo caso ainda eram máquinas caras e muito pesadas, mas em 1951 já começava a surgir máquinas que tinha a possibilidade de ser comercializada, isso para grandes empresas pois o custo de fabricação ainda era muito elevado, não podia ser qualquer pessoa a utilizar esses computadores, era necessária uma grande preparação e cuidados, estamos falando da UNIVAC I, foram fabricados cerca de 46 máquinas baseadas no primeiro modelo de lançamento, onde o primeiro computador brasileiro foi um UNIVAC comprado pelo IBGE, era programado quando se utilizava as suas chaves em sequências diversas, suas informação eram mostradas em fitas metálicas, pesava cerca de 13 toneladas, tinha 5.200 válvulas. Foi um progresso no mundo da informática, tal projeto possibilitava um maior controle no gerenciamento de atividades, sem falar que saiu da ideia que deveria ser usada para guerra, para ser usado comercialmente.

Bom pessoal, por hoje é só, até agora vimos um grande avanço das invenções até chegar na possibilidade de novos computadores, agora estamos indo em direção aos computadores pessoais, que pretendo abordar na terceira parte, então espero que tenham gostado e até mais!

\o


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A história do computador! Parte 01

Olá pessoal ! ! !

Desculpa a demora, mas andei meio sem tempo pra escrever no blogue, mas aqui estou pronta para compartilhar mais conhecimento com vocês! Ok, decidi desta vez falar um pouco sobre a historia do computador, ou pelo menos o que conhecemos sobre ele, dizem que a criação do computador também está ligado a teorias da conspiração, não posso afirmar se é verdade, mas que é curioso, temos que admitir, é!

Em todo caso, o que seria um computador na teoria? Bom, é uma maquina que trabalha com números variáveis de unidades especializadas onde um programa efetua complexas operações de aritmética e lógica, buscando uma finalidade administrativa, estatístico ou também para processamento de dados e etc.

Então não se surpreenda se eu falar que a base para os computadores foi um simples Ábaco, que nada mais era que um instrumento feito de argila e sementes, com pequenas escritas, que serviam para contar coisas em que os dedos já não eram mais suficientes!

E você que é preguiçoso com cálculos matemáticos e não vive sem uma calculadora na hora de fazer as provas, e chora quando o professor não permite usar! Apresento-lhes a Pascalina, a primeira calculadora automatizada!

Criação de Blaise Pascal - 1642


Não sei vocês, mas acho que eu ia eu preferir fazer os cálculos nos dedos a ter que usar isso ai, até agora não entendi direito como funciona isso, adoraria ver uma em funcionamento para descobrir como a mecânica dela funciona! Pelo que entendi, quando você queria somar girava a engrenagem para a direita, quando queria subtrair era só gira a engrenagem para a esquerda, quando queria dividir ou multiplicar você executava o processo várias vezes. O resultado era dado nas engrenagens anteriores. Quem inventou a Pascalina foi Blaise Pascal, pois a ideia era auxiliar seu pai que era contador e precisa de ajuda para cálculos mais complicados.

Um dos problemas da Pascalina era que ela só podia executar cálculos de multiplicação e divisão quando se somava ou subtraia várias vezes, até que na Alemanha o Sr. Gottfied Leibnitz, criou a máquina Leibniz, onde era capaz de executar às 4 principais operações sem precisar repetir sequencialmente a soma e a subtração. Sua mecânica era bem mais complexa do que a Pascalina.


Criação de Gottfied Leibnitz - 1694


Outra invenção que também auxiliou, no avanço dos computadores, foi o primeiro Tear Mecânico, eles utilizavam cartões furados, para que a máquina de Tear pudesse fazer seu trabalho sozinha, sincronizado por uma ordem já pré estabelecida nos cartões. Joseph Jacquard, era filho de tecelões e trabalhava em produções têxteis, ele observou que a fabricação de um tecido era um trabalho monótono e cansativo, e que os pontos das linhas sempre seguiam um mesmo padrão, então foi dai que surgiu a ideia.


Joseph Jacquard - 1801


Então veio a máquina diferencial, era uma calculadora muito mais complexa capaz de resolver equações bem mais avançadas, e que utilizava os cartões de Jacquard. Essa máquina foi uma criação de Charles Babbage, conhecido como o pai da computação. Foi uma época em que máquinas automatizadas estavam sendo um grande avanço na ciência, invenções como essa, eram incentivadas cada vez mais. A partir dela veio a máquina analítica, onde ela podia receber dados, processar e exibir nos cartões com resultados mais exatos, isso tudo com a ajuda de Ada Lovelace a primeira programadora da história, grande matemática ela foi a responsável pela criação do algoritmo que executava as funções, pois embora Charles Babbage tivesse trabalhado na máquina, ele não sabia como programar os cartões.


Criação de Charles Babbage


Uffa, é claro que a história está repleta de outras máquinas que fizeram parte da historia do computador, mas estas foram as propulsoras, como podemos conhecer no primeiro computador oficial, conhecido como Z -1 mas inicialmente nomeado de V -1 e foi criado por Konrad Zuse, mas sua invenção foi desprezada pelo exército Alemão, pois até então não se conseguia imaginar uma utilidade para isso em 1936 durante a segunda guerra mundial. Esta máquina possuía 22 bits, usava um motor para poder gerar um Clock  automatizado que servia para sincronizar um ou mais circuitos de mais ou menos 1 Hertz, era a primeira maquina programável do mundo, e usava sistema de numeração de base 2.


Konrad Zuse - 1936

Eu sei, existem aparelhos mais simples que possuem uma capacidade de processamento muito maior do que o próprio Z - 1, nem estou comparado com os celulares de hoje em dia, seria até sacanagem fazer isso sei lá poderia ser talvez os relógios! No nosso pensamento isso era nada mais que enormes calculadoras inúteis. Mas estamos falando de um tempo em que quase tudo era manual, e que mesmo assim como podemos avaliar o Z - 1 é uma mistura de todos esses inventos mencionados até agora! Para chegar aos computadores que temos hoje foi um longo caminho, e nem se imaginava na possibilidade termos computadores pessoais, mas isso já é uma outra história!

Por isso claro que a história continua, em breve estarei postando a continuação, não quero criar um texto cansativo e repetitivo, então até a próxima!

\o


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Eletricidade Básica - parte 02

Olá pessoal ! ! !

Como prometido aqui estou novamente, trago para vocês a continuação de Eletricidade Básica. Bom, na parte 01 falei um pouco sobre a história da eletricidade que foi mais um resumão, se você não conferiu ainda, então clique AQUI, prosseguindo, na parte 02 pretendo explicar um pouco como os átomos são usados para a conversão de eletricidade. 

Cargas elétricas

Deixa eu só falar uma coisa, espero que você tenha alguma noção de química para poder entender o que eu vou falar, hahahahahaha! Bom, como funciona a eletrização? A matéria é composta por pequenas partículas denominada de átomo! Um átomo possui a seguinte estrutura, elétrons que são cargas negativas e prótons que são cargas positivas. Até ai tudo bem, mas o que isso tem haver com eletricidade? Calma que vamos chegar lá.
Quando um átomo possui quantidades iguais de elétrons e prótons, o chamamos de átomo Estável ou Nêutron. Mas alguns átomos são capazes de ceder elétrons e outros de receber elétrons, fazendo adquirir cargas elétricas ao transferir cargas de um corpo para outro, quando isso acontece o átomo passa a ser instável. Então classificamos da seguinte forma:

  • Quando perde um elétron, o corpo fica positivamente eletrizado.
  • Quando ganha um elétron, o corpo fica negativamente eletrizado.
Simples não! Então vamos continuar mais um pouco!

Um próton possui massa de 1840 vezes maior que a de um elétron, ou seja, um elétron é tão pequeno que quando comprado ao próton, não se conseguia imaginar como ele poderia se sustentar em orbita ao redor do núcleo, pois a atração gravitacional é quase desprezível. Então como se faz para manter o elétron em orbita ao redor do núcleo? Existe outra força centrípeta muito intensa que o mantém em órbita chamada de força elétrica, que permite o próton e o elétron possuir cargas elétricas.

As cargas elétricas exercem uma força que é chamada de campo eletrostático, que envolve o corpo carregado. Quando um corpo é colocado com um outro corpo com pólos de cargas  idênticas, as linhas de força fazem com que os corpos se repilam mutuamente. Mas, quando um corpo é colocado com outro corpo que possuem as cargas contrarias, eles se atraem, é mais ou menos assim que os Imãs funcionam, mas isso por hora é outra historia. Quando isso acontece, a carga elétrica realiza um trabalho deslocando uma carga por atração ou repulsão, o nome disso é Potencial. A diferença de potencial é o espaço de diferença de dois terminais, sua unidade é representada por V (volt). Depois de termos entendido tudo isso, vem a explicação de corrente, que é o que flui por dentro dos fios que você usa para conectar seus eletrodomésticos e fazê-los funcionar.

Para produzir corrente, os elétrons se deslocam através da ideia de diferença de potencial, que é representada pela letra I. A unidade usada para a medição do deslocamento de corrente é o Ampére (A)

A equação utilizada para a medição da corrente é a seguinte:


  • I : corrente, A
  • Q : carga, C
  • T : tempo, s

Dependendo da avaliação da situação ou como achar melhor, esta fórmula também pode ser usada:



Bom pessoal, isso é um resumão de como os átomos trabalham, mais uma vez espero que tenham gostado e pretendo continuar com assunto, então até a próxima pessoal!

Até mais ! ! !

\o


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Indicação de Game do mês de Janeiro

Oi pessoal,

Bom, acho que falta eu falar um pouco sobre games, escolhi um game online, considerado uma febre mundial League Of Legends. Mas porque escolhi logo este? Bem simples, eu mesma jogo esse jogo tem mais de um ano, tenho pelo menos três contas um deles no servidor dos Estados Unidos, e particularmente amo esse game, acabei fazendo novos amigos através dele, por isso acho justo começar por este game, e que não é tão simples o quando parece!



Pois é galera, esse é um game totalmente estratégico em um estilo hibrido de RPG com RTS em que é necessário trabalhar em equipe invocando campões em que possuem sua própria história, onde cada uma é mais interessante que a outra. No mapa 5X5 ou 3X3 chamado de modo Clássico o principal objetivo é derrubar as torres da equipe inimiga para chegar até o Nexus inimigo e destruí-lo, tem também o modo Dominion em que o Nexus inimigo é danificado conforme você captura pontos estratégicos do mapa e os defende para que a equipe inimiga não os roube. Há também mapas especiais que dura uma temporada e possuem os mesmo objetivos só que de uma forma mais criativa e com novas regras.

Parece simples, mas não é, trabalhar em equipe é muitas vezes a maior dificuldade dos jogadores, mas quando é possível a probabilidade de vencer a rodada é bem maior, para isso existe uma formação estratégica muito usada pelos jogadores, composto por:

Mapa 5X5:


  • Top: Campeões de Tanque ou dano mágico, geralmente é só 1
  • Mid: Campeões de dano mágico, mas com ataques a distância também é só 1 por lane
  • Bot: Campeões ADC, ou seja, assassinos com ataques a distância + 1 suporte que pode ser de escolha livre que também pode influenciar na escolha o estilo do jogo do ADC
  • Jungle: Esse é o motivo pelo Top possuir uma luta de 1x1, pois o Jungle farma nas sentinelas e oferece suportes surpresas as lanes.


Mapa 3X3


  • Top: Tanque + suporte.
  • Bot: ADC
Em todo caso no 3X3 a escolha dos campeões é mais livre fazendo a combinação dos talentos dos campeões a maior estratégia.

Para muitos Nerds é um game que está se tornando um verdadeiro esporte, há diversas competições com diversas premiações, as competições são muito aguardadas pelos jogadores, a quem diga que quando está assistindo acha muito mais interessante do que uma partida de futebol, pois é, cada um com seu gosto então porque não conferimos um vídeo promocional da temporada de competição de 2013!




Bom, se você está interessado em jogar ou conhecer mais o jogo clique AQUI ou se você deseja conferir novos vídeos, acesse o canal do Youtube do League Of Legends que também pode ser acessado se clicado AQUI. E espero que você se divirta jogando com a Catlyn, Annie, Garen entre outros campeões, e controle seus modos, pois você não vai querer ser penalizado e banido por um tempo sem poder jogar. Você deve estar me perguntando, tá, então quanto paga para poder jogar? Resposta é de graça, claro se você quiser Skins exclusivas e etc essas coisas possuem um preço, mas o jogo em si é gratuito.

Bom, espero que tenham gostado pessoal, mês que vem tem mais, enquanto isso deixo com vocês uma animação baseada no jogo do League Of Legends, espero que gostem, até a próxima!




\o


domingo, 12 de janeiro de 2014

Filme do mês de Janeiro

Olá pessoal ! ! !

Aqui estou eu novamente, e desta vez vou indicar um filme para os amantes da tecnologia, mas aposto que muitos já o assistiram ou pelo menos já ouviram falar. É o clássico Pirates of Silicon Valley, traduzindo, Piratas do Vale do Silício.
Mas porque este filme é um clássico? Bom, nessa história você vai assistir como as maiorias indústrias da informática aconteceram, estamos falando da Apple e da Microsoft, e você deve estar me perguntando, tá e daí, deve ser mais um desses filmes de sonhos realizados. Meu caro, não é bem assim não, a historia da criação destas duas empresas está mais para uma espécie de 3º Guerra Mundial, parece exagero, mas por quê não dá uma conferida?




Data de lançamento:

20 de junho 1999


Elenco:

Noah Wyle interpretando  Steve Jobs
Anthony Michael Hall interpretando Bill Gates
Joey Slotnick interpretando Steve Wozniak
John Dimaggio interpretando Steve Ballmer
Josh Hopkins interpretando Paul Allen
Gema Zamprogna interpretando Arlene
Jeffrei Nordling interpretando Mike Markkula
Allan Royal interpretando John Sculley
Gailard Sartain interpretando Ed Roberts
Marc Worden interpretando Chris Larson
Marcus Giamatti interpretando Daniel Kottke


Diretor:

Martyn Burke


Roteiro:

Martyn Burke

Bom, está é a minha recomendação para este mês, espero que gostem, a matéria é curtinha pois não quero acabar dando Spoiler, hahahahahhaha!!!! Até mês que vem, com mais uma indicação.

Beijos e até mais!

  \o


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Eletricidade Básica - parte 01

Olá caros leitores,

Sei que demorei a fazer uma nova postagem, pois estava tentando sair um pouco da área de segurança da informação para ir um pouco para a área de elétrica e fiquei durante este tempo imaginando como eu escreveria um bom conteúdo, sem cometer garfes, pois só estou no primeiro período de mecatrônica, então meu conhecimento ainda é básico. Mas não se preocupe, eu pesquisei direitinho, e vi esse conteúdo por longos meses, meu professor de elétrica praticamente atirou um livre de 639 páginas na minha cabeça, hahahahaha.

Voltando ao assunto, 

A história da eletricidade!

A eletricidade sempre existiu, como por exemplo, os raios que nada mais são que descargas elétricas de grande intensidade, que quando diminui a resistência do ar não é bem esse nome usado cientificamente na área da meteorologia, o nome certo seria rigidez dielétrica, mas para que vocês possam entender melhor, achei este termo mais prático onde de toda forma é usado na área da eletricidade, as cargas elétricas fluem da nuvem para o solo que também pode acontecer do solo para a nuvem, mas isto já é uma outra história. Os primeiros estudos sobre eletricidade deve ser atribuído ao grego Tales de Mileto, no século VI a.C., ele descobriu  que uma resina sólida feita de um fóssil de árvores chamada Élektron, quando friccionada em um pedaço de lã, conseguia atrair corpos pequenos e leves fazendo grudar na resina. Èlektron em grego significa âmbar e era a matéria usada para os estudos da eletricidade daquele tempo, e foi da onde surgiu o nome "eletricidade".





Por um tempo os estudo ficaram estacionados, não posso comprovar tal ato, talvez tenha havido outros estudos durante este tempo, mas que não foram divulgados por isso não posso garantir, mas durante minhas pesquisas, livros e internet, foi o que me garantiram, mas no século XVI, um médico chamado William Gilbert, observou em suas pesquisas que não só o âmbar em formato sólido, mas também, outras substâncias podiam se eletrizar quando eram atritadas, com essa ideia ele criou o Pêndulo Elétrico que servia para medir se um corpo estava ou não eletrizado. Este aparelho foi a base para estudos mais profundos sobre a eletricidade.

Em 1730 Otto Von Guericke, iniciou os estudos sobre a repulsão de cargas elétricas, mas quem deu continuidade foi Charles Du Fay que desenvolveu novas pesquisas em que pode demonstrar através de experiências como funcionava a força elétrica atrativa e repulsiva. No Século XVIII, Benjamin Franklin, descobriu que quando um corpo é atritado o que acontece é a transferência de eletricidade de um corpo para o outro, que foi nomeada a eletricidade vítrea de positiva e negativa a eletricidade resinosa.

Johann Carl Fredrich Gauss, um grande cientista desenvolveu várias pesquisas, dentre elas umas das mais importantes para o campo da eletricidade foi sobre, noções de campos elétricos, potencial elétrico e capacitância, através de formulas de Gauss de Laplace e de Poisson.

Com a descoberta da pilha em 1800 por Alexandre Volta que estava dando continuidade a pesquisas de Luigi Galvani, descobriu grandezas como resistência elétrica e corrente elétrica. Grandezas estas que se tornaram necessário a medição para a evolução dos estudos, em que atraiu a atenção de Âmpere, Ohm, Pouillet, Joule, Faraday e Kirchhoff.


Alexandre Volta e sua primeira pilha

Michael Faraday, desenvolveu pesquisas onde ele pode confirmar que existe uma ligação entre o magnetismo e a eletricidade, através de estudos iniciados por um Físico chamado Hans Christian Oersted, onde Hans percebeu em que uma bussola poderia ter sua agulha influenciada por um fio em que conduzia eletricidade. Esses estudos acabaram influenciando também outros pesquisadores como: Lorentz, Biot, Savart, Ampére, Joseph Henry, Edwin Hall e Lenz. Graças a todas estas pesquisas e dedicação de estudos, temos motores, energia elétrica em nossas casas, aparelhos elétricos e etc.

Isto é só um resumo de toda a história da eletricidade, e com tantos pesquisadores mencionados acabaram ficando outros nomes de fora, eu sei a vida é injusta, mas não me culpem, além de varias pessoas não serem divulgadas para o mundo, a historia da eletricidade menciona alguns desses nomes como os principais, eu ainda tentei mencionar outros que vão além do básico bom, mesmo a história da eletricidade sendo tão longa, acreditem, não avançamos como deveria, houveram anos de trevas em que o assunto não foi nem mencionado. Mas que seja, se você estiver interessado, tem um espaço enorme para devolver novas ideias e fazer parte da história como estes homens, ou não, hahahahaha.


Bom, é isso pessoal, claro que vou continuar a matéria sobre eletricidade básica, por isso não perca, semana que vem tem mais! Espero que tenha gostado pois minha mesa e minha cama estão cheias de livros de física e de elétrica e me deu bastante trabalho, mas foi feito tudo com muito carinho e amor, até mais pessoal!!!


\o


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Blogues do mês de Janeiro

Olá pessoal!

Bom, eu gostaria de poder dedicar um espaço em especial para outros blogues de diversos assuntos, mas que fazem trabalhos incríveis, como de entreter, passar um tipo de ensinamento ou dicas interessantes. Então, para o mês de Janeiro eu indico dois blogues que eu mesma acompanho já tem um tempo, é o Fale em Japonês com Sarah Fuidio e também a página da MerdTv.


Blogue 01




O blogue, Fale em Japonês, é dedicado a ensinar um pouco sobre a cultura japonesa mas principalmente fornece aulas para pessoas interessadas em aprender a falar Japonês, o melhor de tudo é que é sem nenhum custo e com muito carinho da Sensei, que sempre acompanha seus alunos do mundo todo pelo Twitter, pagina no Facebook, vídeos no Youtube e também por caixa postal, Sarah usa exercícios que são criados por ela e que podem ser baixados pela internet totalmente de graça, para que você possa estudar e colocar em prática tudo aquilo que ela ensina. Sarah costuma usar bastante o canal do Youtube para poder dar aulas ou tirar duvidas como pode ser conferido mais a baixo.





Sarah é a criadora do blogue e possui uma história bem curiosa, ela é totalmente brasileira e por ser filha de um pai uruguaio, ela tem dupla nacionalidade sendo também uruguaiana. A mãe da Sarah que é brasileira recebeu um convite para trabalhar como diretora de um colégio no Japão, que aceitou e foi morar lá levando Sarah e seu pai para viverem no Japão. Sarah se dedicou a aprender a língua japonesa desde sua adolescência e hoje em dia estuda línguas estrangeiras em uma universidade da província do Japão onde vive.

Se você se interessou pelo blogue e quer conhecer é só acessar este link: http://www.faleemjapones.com/

Você também pode acompanhar-la pelo twitter: http://twitter.com/#!/faleemjapones

Ou seu Twitter pessoal: http://twitter.com/#!/sahlongatto

Pagina no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Fale-em-Japon%C3%AAs/336745289683144?fref=ts

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/faleemjap0nes?feature=watch



Blogue 02




Muito se ouve falar sobre teorias da conspiração, e quando se pesquisa através do Google o que mais vê é opções de sites, blogues e etc, todos com longos textos falando sempre as mesmas coisas. O dono do blogue Merd TV, conhecido como Careca doido, ficou popular na internet por fazer invasões de links da emissora Rede Globo ao vivo, até que um dia resultou em um acidente quando um dos seguranças para impedir o ato de invadir o link, acabou o empurrando em cima da Jornalista Monalisa Perrone, onde acabou fazendo a maior confusão, você pode conferir as imagens logo a baixo.




Bom, Careca Doido foi convidado a parar com as atividade de invasão de links ao vivo da Rede Globo, desde então, suas ideias vem sendo expostas em seu blogue onde mostram seu ponto de vista sobre teorias da conspiração, o que são os Illuminatis, tudo de uma forma bem humorada, criativa, e onde expõe muitas dicas interessantes para aqueles que gostam de pesquisar sobre estes assuntos. Ele também possui um canal no Youtube, onde ele posta vídeos humorísticos diversos e algumas outras invasões de links feitos por ele e seus amigos.

Bom, se você também está interessado em conhecer este Blogue, acesse este link: http://merdtv.wordpress.com/

E para ver outros vídeos Este é o canal do Youtube: http://merdtv.wordpress.com/


Bom pessoal, essas são as dicas de Blogue do mês de Janeiro, espero que gostem, foi uma matéria bem curtinha mas de conteúdo bem composto. Se você curtiu essa matéria, aguardem Fevereiro que terá mais, Já se você quer indicar seu blogue para ser mostrado aqui e ter uma matéria especial, acessem a pagina de contatos e me enviem um e-mail com o link do blogue para eu poder acompanhar e avaliar e quem sabe ser o blogue do próximo mês.

Até mais, com novas matérias!!!!

\o

domingo, 5 de janeiro de 2014

O que se fazer com HDs usados e que não servem mais?

Olá pessoal,

Esta é uma pergunta louca, mas, o que vocês fazem quando um HD deixa de funcionar, ou quando está velho e não vai mais usar logo depois de ter adquirido um novo bem mais moderno? Na maioria dos casos eu aposto que muitos jogam foram, fazem doações ou levam para centros de reciclagem, talvez algumas pessoas formatem o HD e acreditam estar seguros.

Não quero tirar o sono de ninguém, mas não é bem assim que as coisas funcionam! Se nesse equipamento você possuía fotos constrangedoras, senhas de cartão de créditos ou de banco e qualquer outro tipo de informação confidencial fiquem sabendo que estas informações que estavam em seu velho HD, que você descartou de alguma forma, podem ir parar nas mãos de outras pessoas. Para a espionagem não é necessário um mundo de equipamentos modernos montados pela CIA, muitas vezes pegar o seu lixo, pode ser como pegar uma bolada de dinheiro. Você deve estar pensando, "mas eu formatei o meu computador", boa sorte com suas conclusões.

O que acontece é o seguinte, informações que você possuiu no seu computador, ficam locadas em uma área física do HD, ou como são chamados de cluster. Esta mesma informação é transformada em bits, que quando são agrupados voltam a transformar as informações visualizáveis. Tá, então porque se eu deletar estas informações elas podem ser recuperadas? Simples, porque os sistemas de arquivos armazenam os dados binários onde se relacionam com o elemento lógico do nosso amigos Cluster Físico, então, quando você deletou aquela foto constrangedora ou de su@ antig@ namorad@, tudo o que você fez foi deletar a foto do espaço que ele ocupava, mas as informações continuarão lá até que ou alguém vá lá e recupere a foto, ou então, salve um novo arquivo que acabe se sobrepondo no espaço em que a foto ficava locada.

Aqui vai uma dica para você que está feliz com a possibilidade de recuperar algum arquivo que você deletou  e está louco para poder recuperar, serve até para fazer como um teste para algumas pessoas que ainda não acreditam na possibilidade de recuperar algum arquivo deletado. Para isso recomendo que baixem o programa Recuva, e sigam este tutorial de um ótimo site de tecnologia muito popular, que é o Tecmundo, logo a baixo, podem ver o vídeo tutorial e seguir o passo a passo.





Existem outros diversos softwares que podem recuperar informações, procurando por fragmentos de sistemas de arquivos ou dos clusters que não tenham tido seu espaço reescrito, mesmo após uma formatação, como o EasyRecovery.


Então finalmente, como apagar definitivamente e de forma segura um HD, disco rígido, cartão de memória, pendrives e etc? Eu recomendaria deletar a informação um por um , depois passar um desfragmentador, eu costumo usar o Auslogics Disc Defrag super prático e fácil de usar, aconselho até a passar periodicamente em seu equipamento para que melhore o desempenho. Continuando, depois usar aplicativos como AnalogX SuperShredder, Simple File Shredder entre outros, que se especializam em reescrever informações nos espaços vazios, para retirar a possibilidade de identificar a informação que havia anteriormente. E para adicionar mais uma serie de passos, executar um programa de limpeza de discos, seria interessante, para esta função recomendo o CCleaner, eu mesma o utilizo passando periodicamente no meu computador para poder remover programas temporários, ou os arquivos que não precisei mais e já deletei faz tempo, mas que continuam a prejudicar o desempenho do meu computador por ainda existir ali. Feito tudo isso, vamos reforçar mais um pouquinho? Se você desejar doar o HD para uma instituição, levar para reciclar, dar ou vender para alguém, usem o DBAN para poder deletar definitivamente todas as informações do seu HD ou qualquer tipo de material que você utilize para armazenar alguma informação. Se você realmente não vai mais usar e pretende jogar no lixo, quebre, destrua, coloque fogo se for o caso, também não precisamos chegar a extremos, mas como minha mãe costuma dizer, "o seguro morreu de velho", ainda mais quando estas informações forem de empresas onde o mundo dos negócios são bem selvagens.

É isso, está vendo que você pode voltar a dormir tranquilamente? Acidentes na área digital acabam acontecendo por pessoas que acabam não tendo muita informação, mas não acredito que isto vá acontecer com vocês por falta de informação, talvez por displicência mesmo, em todo caso espero que tenham gostado e possa ter ajudado. 

Até a próxima pessoal!  

\o

sábado, 4 de janeiro de 2014

Hackers, criminosos ou não?

Olá pessoal,

Como estudante de segurança da informação acredito que este tema inicial seja bem sugestivo, Hackers são criminosos ou não?

Muito se vê em jornais, "um grupo de hackers invadiu tal site fazendo ficar fora do ar por algum tempo" ou " está se investigando o ataque de hackers a um banco em que foram desviados não sei quanto em dinheiro". Bom, diante do que vemos e ouvimos das mídias jornalísticas é que, hackers são criminosos cibernéticos que passam o dia inteiro sentados diante de um computador cometendo crimes virtuais.

Mas não se desespere, essa ideia vem amadurecendo e com o registro de tantos fatos, o conhecimento sobre hackers está mudando onde não responsáveis por tudo que não presta na internet, culpar os hackers por todo o tipo de atividade maliciosa na rede virou um vicio, mas não é bem assim que funciona. Então porque não conhecemos os tipos de classificações dos hackers primeiro antes de sair xingando ou elogiando nossos amigos.


  • Hackers: São pessoas que trabalham para descobrir falhas na rede e problemas em sites, é uma espécie de "cientistas cibernéticos", eles também auxiliam na investigação de verdadeiros criminosos virtuais. As técnicas utilizadas por hackers são usadas para protestarem ao seu modo, afinal, uma das ideias dos hackers é que eles não trabalham para seu beneficio próprio, e sim, para auxiliar as pessoas que podem ser expostas ou oprimidas, esses atos acabam desagradando aqueles que sofrem o ataque.
  • Crackers: Os verdadeiros vilões da história cometem diversos crimes com finalidades de se beneficiar, arrancando informações pessoais de terceiros para depois coagi-las a pagar uma espécie de resgate pelas informações, este é só um dos vários exemplos de crimes usados pelos crackers. Se você quer xingar alguém que detonou seu computador, não se esqueça, são crackers.
  • Script Kiddies: Usam scripts prontos que podem ser encontrados muito facilmente na internet, é só abrir o Google e pesquisar, geralmente estão em fase de aprendizagem e tentam entender como as coisas funcionam antes de seguir em frente sozinhos, por isso possuem um bom conhecimento da área. Eles costumam atuar juntos aos crackers.
  • Lamer: Não chegam a ser perigosos, ostentam o título de invasor através de ameaças, e utilizam programas que fazem todo o trabalho sujo por eles, são meros usuários nobs, mas que para alguns podem dar um trabalhinho, porquê são chatos.
  • Phreaker: Se especializam na área de telefonia, usam hardware, software até engenharia social, tudo para utilizar o telefone de graça, ou fazer brincadeiras sem graça, em fim, vale lembrar que  isto é crime, então cuidado com o que você anda fazendo no telefone.
  • Carder: Podem não ser muito inteligentes, mas na hora de roubar usando cartões de crédito são verdadeiros especialistas, se utilizam de diversos tipos de golpes, roubam senhas, clonam cartões, criam contas falsas e etc. Com estas pessoas é sempre bom ter mais cuidado com o seu dinheiro de plástico, nunca se sabe onde eles vão atacar.
Mas como surgiram os Hackers? Para explicar a história gosto de usar este vídeo, claro que é um pouco desatualizado, mas a historia é verdadeira e nele encontramos a historia dos primeiro hackers, que inspiram muitas pessoas.





Gostaria de ressaltar a historia de Kevin D. Mitnick, o homem que foi caçado pelo FBI estando na lista dos mais procurados do mundo, este homem deu trabalho, cometeu diversos crimes virtuais, foi preso, hoje em dia trabalha como analista de segurança.


Ele também foi o responsável por aprimorar a ideia da engenharia social: 

"Um engenheiro social vive da sua capacidade de manipular as pessoas para que elas façam coisas que o ajudem a atingir o seu objetivo, mas o sucesso quase sempre requer uma grande dose de conhecimento e habilidade com os sistemas de computador e telefonia." ( Mitnick - A arte de enganar)
É sem duvida um dos maiores hackers da historia, enquanto fugia da policia criava identidades falsas conseguia viajar para o exterior violando a condicional, escreveu livros muito interessantes, onde neles, Kevin, descreve suas experiências e explica como o fator humano pode ser decisivo na hora de criar um ataque cibernético.

O tema Hacker é sem sombra de dúvida muito amplo, onde não se pode descartar a existência deles, são uteis para um mundo em que quase tudo é digitalizado, talvez não sejam criminosos e nem de perto podem ser comparados aos crackers, agora obviamente que para quem recebe algum tipo de ataque independente de que categoria eles forem, será um verdadeiro incomodo, talvez não só as atitudes possa influenciar na categoria, mas também para os diferentes tipos de visões sobre o assunto (quando não se é mais um leigo, CLARO). Se for para expor minha própria opinião, não consigo ver hackers como criminoso, se algo aconteceu é porquê existem falhas que precisam ser corrigidas, antes que os verdadeiros criminosos Crackers entre em ação.


Bom pessoal, por hoje é só, mas em breve estarei postando novos conteúdos, espero que tenham gostado, aos poucos iremos nos aprofundando em novos temas. Até mais!

\o